Helena Taipo em liberdade provisória desde a tarde desta Terça-feira

 Helena Taipo em liberdade provisória desde a tarde desta Terça-feira.

Trata-se de um mandado de soltura emitido pelo Tribunal Superior de Recurso que permite que Helena Taipo goze de liberdade provisória.


Helena Taipo deixou o Estabelecimento Penitenciário Preventivo da Cidade de Maputo, vulgarmante conhecido por Cadeia Civil, na tarde desta terça-feira, na altura a mesma estava coberta, situação que de certo modo impediu  à imprensa Moçambicana de captar suas imagens.

 

A informação sobre a restituição em liberdade da antiga Ministra do Trabalho e ex-embaixadora em Angola, Helena Taipo, foi tornada pública nesta terça-feira, após esta manter-se por cerca de dois anos detida, acusada de envolvimento no desvio de mais de 100 milhões de meticais no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).


Segundo Nércio Bomba, um dos advogados da Helena Taipo falou ao Jornal O PAIS que a sua cliente foi solta mediante uma providência de habeas corpus requerida pela defesa e deferida pelo Tribunal Superior de Recurso de Maputo.


De recorda Helena Taipo teve também passagem pela Província de Sofala, onde desempenhou funções de governadora por alguns anos e mais tarde esta passou a desempenhar funções de Embaixadora de Moçambique em Angola, onde a Procuradoria Geral da República tornou publico os crimes que pesam contra Taipo, onde de imediato  aquela instituição pediu que esta viesse depôr sobre os crimes que pesavam contra ela na altura.