Acção humana ameaça Floresta do Miombo na região

 

AS acções humanas ligadas a exploração insustentável de recursos florestais, incluindo o uso inapropriado dos solos e a prática da agricultura degradativa e poluidora constituem uma ameaça real ao ecossistema da Floresta do Miombo.

A posição foi defendida hoje pelo Primeiro-Ministro, Adriano Maleane, durante a abertura da primeira Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo, que decorre na cidade de Maputo, com a participação dos actores da região.

No seu discurso, Maleiane disse que, em Moçambique, a Floresta do Miombo representa cerca de 2/3 da cobertura total e estende-se desde o norte da província de Gaza até ao rio Rovuma e a sua protecção é importante para a manutenção do meio-ambiente.

“A Floresta do Miombo é de extrema importância para a protecção do meio ambiente, é um dos maiores ecossistemas de florestas tropicais Africanas e do mundo, constituindo deste modo uma fonte de biodiversidade e de regulação do clima”, explicou.

A fonte acrescentou que a Floresta do Miombo é responsável pela manutenção da bacia hidrográfica do Zambeze, ao longo da qual vivem mais de 40 milhões de pessoas dos oito países atravessados pelo grande rio.

O ecossistema do Miombo cobre cerca de 1.9 milhões de km2 em sete países da SADC e beneficia cerca de 300 milhões de pessoas através da exploração de recursos minerais, florestais, agrícolas, pesqueiros, energéticos, turísticos, de entre outros.