D’MANYISSA, XIXEL LANGA E ALI FAQUE INTERPRETAM “AGRO-ECOLOGIA” A ABIODES - Associação para Desenvolvimento Sustentável, lança através da D’MANYISSA ARTES E SERVICOS



 
Sede: Rua castelo Branco, 47– R/C, Bairro da Malhangalene, Cidade de Maputo Telefone:  +258 21 417691 Email: abiodes@abiodes.org.mz Site: www.abiodes.org.mz  


NOTA DE IMPRENSA   

D’MANYISSA, XIXEL LANGA E ALI FAQUE INTERPRETAM “AGRO-ECOLOGIA” A ABIODES - Associação para Desenvolvimento Sustentável, lança através da  D’MANYISSA ARTES E SERVICOS, empresa pertencente ao compositor e intérprete D’MANYISSA, uma música e vídeo sobre Agro-ecologia, ou seja, agricultura ecológica. 


A parceria resulta de um concurso público que a ABIODES lançou no fim do ano 2021, para a criação de música sobre a temática agro-ecologia, produção audiovisual da mesma e a respectiva divulgação em vários canais de comunicação social. Ao longo dos anos, a ABIODES, ESSOR e parceiros têm desenvolvido várias actividades com vista a criar consciência sobre a temática de agroecologia. Para mais informações acesse o video.


 Nestes termos, com a criação da música e do vídeo pretende-se promover a agroecologia, que é abordagem para produção de alimentos que trabalha em harmonia com a natureza e ecossistemas, baseando-se em culturas locais com suas expressões únicas de conhecimentos e práticas que se desenvolveram ao longo do tempo, em todo o mundo. Esta abordagem desempenha, assim, um duplo papel, visto que, por um lado, abastece um mercado específico que responde a procura de produtos biológicos por parte dos consumidores e, por outro lado, fornece bens públicos que contribuem para protecção do ambiente e o bem-estar dos animais, assim como para o desenvolvimento rural. D’Manyissa compôs a musica e a letra e interpretou em língua portuguesa, Xixel Langa e Ali Faque interpretaram em changana e em emácua respectivamente. 


A tradução da letra para as línguas changana e emácua foi feita pelos profissionais de linguística nomeadamente Mateus Henrique (changana) e Maurício Berinas (émácua). Os músicos que trabalharam no processo de gravação foram: Armindo Salato (bass), António “Dodó” Milisse, (guitarras), Rufus Maculuve (teclados), Stélio Zoé (bateria) e Amadeu Cossa (percussão) no Zep Estudio. Em relação ao vídeo, este foi produzido e dirigido pelo Doutor dos Filmes DOKOTA DK e D’Manyissa.