Moçambique diz que não detectou ainda caso de Covid-19 com a nova variante

 


O Ministério da Saúde (MISAU) está atento à evolução da nova variante da Covid-19, designada Ómicron pela Organização Mundial de Saúde.

 

 

Segundo uma nota emita esta tarde pelo MISAU, em Moçambique ainda não foi detectado nenhum caso de COVID-19 causado por esta variante do vírus.

 

 

Por outro lado, ainda não está disponível evidência científica sobre as características funcionais da variante Ómicron, bem como conhecimento sobre a sua associação a formas graves da doença. No entanto, está estabelecido que as formas de prevenção da variante Ómicron permanecem as mesmas que para as outras variantes do vírus.

 

 

Para fazer face à actual ameaça, o MISAU recomenda a todos os cidadãos a redobrarem as medidas de prevenção da COVID-19, nomeadamente, a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou desinfecção destas com recurso ao álcool, a observação do distanciamento físico, o uso correcto da máscara para cobrir a boca e o nariz, e a observação da quarentena e do isolamento conforme as recomendações em vigor.

 

 

O Ministério da Saúde apela ainda a todos os cidadãos elegíveis a se dirigirem ao posto de vacinação mais próximo para iniciarem ou completarem a sua imunização.