Como você vivencia uma gravidez em idade avançada?

 Como você vivencia uma gravidez em idade avançada?

                       Closeup photo of pregnant woman holding red alarm clock at tummy
                                           foremedia

Você já se perguntou com que idade pode engravidar ou ter filhos?

Esta questão já existe há muito tempo em minha mente, e talvez muitos de vocês se perguntem, seja no planejamento de sua maternidade , paternidade ou se vocês estão passando por esse estágio.

Por isso, quero que pensemos juntos: a gravidez é vivida da mesma forma na meia-idade e na idade menos avançada?
Para responder a essa pergunta, devemos pensar sobre as diferenças entre uma gravidez em uma fase e outra na vida.

No caso da gravidez em idade avançada podemos refletir que existem mais riscos em relação à gravidez , como; parto prematuro, diabetes gestacional, hipertensão, abortos espontâneos mais frequentes, pré-eclâmpsia .
No entanto, existem grandes distinções emocionais entre uma experiência de gravidez e outra.

As mudanças emocionais mais frequentes serão baseadas no enorme esforço de adaptação diante das mudanças físicas, de relacionamento e de papéis.

Os pensamentos se concentrarão em novas responsabilidades, como preocupações com a saúde do bebê no caminho e com a sua própria. Conseqüentemente, o medo aparecerá.

Como sabemos, o medo pode aumentar sintomas como ansiedade, angústia, levando a possíveis antecipações negativas do que pode acontecer. Nesse caso, será imprescindível a construção de uma rede de contenção, o que favorece um enfrentamento positivo.

Mudanças no estilo de vida e no seu papel como pessoa também são frequentes nesta fase. Mudanças nos hábitos alimentares, hábitos de sono, sexualidade podem gerar algum desconforto.

O sintoma mais frequente será a ansiedade e, às vezes, mudanças repentinas de humor com aparecimento de angústia e ambivalência emocional. Lembremos que esta não é necessariamente a causa das alterações hormonais, mas aparece associada às alterações já descritas.

Qual é a diferença entre gravidez precoce e gravidez precoce?

Talvez a principal diferença esteja no planejamento da gravidez e na possibilidade de que apareça uma questão de fertilidade para sua realização.
A primeira está associada ao fato de que, geralmente, com a idade, as gestações são planejadas, programadas e vão depender dos projetos pessoais da família para se concretizarem posteriormente.

A segunda está relacionada à necessidade de se submeter a um tratamento de reprodução assistida para atingir o desejo de ter um filho. Pois, no adiamento da busca pela gravidez, a família pode encontrar dificuldades reprodutivas que desconhecia.
De qualquer forma, este não é necessariamente o caso. Muitas pessoas podem ter essas dificuldades mais cedo.

Como aspecto a ser destacado, as gestantes em idade avançada provavelmente realizam consulta obstétrica antes, pois seguramente já vêm realizando controles no planejamento da gravidez.

É provável também que o lugar da criança não se contraponha ao trabalho e aos aspectos profissionais a serem desenvolvidos, visto que geralmente nessa idade as famílias se estabelecem nesse plano. A experiência pessoal ou de outras pessoas com quem você se identifica também favorece o enfrentamento de novas situações.

Podemos dizer então que a gravidez em idade avançada apresenta vários fatores de risco ao nível da saúde física, mas a experiência, o percurso de vida e os conhecimentos podem ajudar a enfrentar melhor as dificuldades que possam surgir, bem como as emoções associadas.