O presidente da República faz hoje uma comunicação a nação quando forem 19 horas no âmbito da situação de calamidade pública em Moçambique

 O presidente da República faz hoje uma comunicação a nação quando forem 19 horas no âmbito da situação de calamidade pública em Moçambique.

Esta comunicação surge numa altura em que, as entidades de Saúde em Moçambique já detectaram no início deste mês a circulação da nova variante de Covid-19 em um paciente de nacionalidade Moçambicana internado numa das unidades sanitárias da Província de Tete. Notícia esta que veio a ser confirmada pelo Ministro de Saúde Moçambicano Armindo Tiago, durante uma conferência de Imprensa cedida aos jornalistas de diversos órgãos de Informação e Comunicação social em Maputo, Moçambique.


Entretanto Filipe Nyusi, fala hoje a nação um mês depois deste relaxar algumas medidas cujo maior parte eram de sectores que estiveram por muito tempo paralisados devido a pandemia catastrófica da Covid-19. Espera-se que com essa comunicação, o presidente venha a fechar alguns sectores considerados de tamanho risco para a propagação do novo corona vírus, visto que os casos têm aumentado de forma drástica e porque também já circula no país a nova variante considerada a mais letal desde a eclosão do coronavírus no mundo. 


Alguns cidadãos abordados pela Imprensa Moçambicana dividem opinião com relação a comunicação que o Presidente da República vai tomar quando forem as 19 horas, horário de Maputo sinal que vai ser transmitido a partir da Casa presidencial.


Se alguns cidadãos defendem que o presidente vai agravar algumas medidas e que uma parte de empresas terão de fechar ou até diminuir a capacidade dos trabalhadores para um número bastante restrito. Outros defendem que Nyusi, não vai agravar as medidas porque a economia do país encontra-se muito instável, por isso não vai tomar quaiqueres medidas que prejudiquem a economia do país.


Entretanto, os Moçambicanos aguardam ansiosamente pela comunicação do Chefe de Estado Filipe Nyusi, quando forem precisamente 19 horas, horário local.