Erro humano e Pista curta estiveram na origem da Derrapagem para fora da pista do Avião em Quelimane

 Erro humano e Pista curta estiveram na origem da Derrapagem para fora da pista do Avião em Quelimane.

Volvidos 3 meses após incidente aéreo, que culminou com derrapagem da aeronave para fora da pista do Aeroporto de Quelimane, o relatório divulgado, esta quarta-feira, pela Aviação Civil de Moçambique aponta como uma das principais causas, o erro da técnica humana. Facto este que leva, a Autoridade de Aviação Civil a associar ventos fortes, chuva,  pista molhada e menor para a dimensão do avião em causa, oque dificultou na sua aterragem.

Entretanto, o órgão que foi encargo a esta causa, revelou que não foram detectados quaisquer problemas mecânicos na aeronave. Outrossim o relatório indica a falta de experiência por parte dos tripulantes para a aeronave e pista curta.

 

João de Abreu, Presidente do Conselho de Administração da Autoridade de Aviação Civil em Moçambique, diz que a investigação recomenda a operadora das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), a fazer uma análise mais a fundo sobre a utilização deste tipo de aeronave em pistas de dimensão reduzida como é o caso da pista do Aeroporto de Quelimane. A aeronave que transportava 99 passageiros e 5 tripulantes não causou danos humanos.


Na altura os passageiros foram obrigados a ter que alterar suas agendas porque a aeronave não predispunha de boas condições, alguns viajantes chegaram a ser transportados para outros Aeroportos com finalidade de encontrarem uma outra aeronave para retomarem suas viajens, situação esta que veio a agastar os utentes e a agravar suas dúvidas quanto a aquela transportadora Aérea.