Filipe Nyusi diz que Nós não escolhemos esta guerra, ela foi nos imposta.

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, garantiu hoje pela ocasião do dia 07 de abril, dia da Mulher Moçambicana, que as Forças de Defesa e Segurança bateram duro o Inimigo na vila sede de Palma, na província nortenha de Cabo Delgado.

Durante a cerimónia Nyusi, exclareceu sobre o ponto de situação em Palma e que essa luta não só deve ser ganha por moçambicanos, mas urge uma necessidade de solicitar apoios externos, tendo garantido que estão sendo analisadas as áreas que o governo precisa de ajuda.

O Presidente da República afirmou ainda que "Nós não escolhemos esta guerra, ela foi nos imposta. Não temos outra opção senão continuarmos a trabalhar com determinação para restaurar a ordem e a tranquilidade nos distritos afectados", Filipe Nyusi.

Já há uma equipa composta por Ministros Moçambicanos que vão poder escalar a Vila Sede de Palma, para acompanhar de perto os rastos de destruição e possivelmente ajudar no que os deslocados tanto necessitam neste preciso momento para garantirem sua sobrevivência enquanto as buscas continuam pela mata a dentro, como abrigos, alimentação, acompanhamento psicológico e varias outras necessidades de primeira necessidade. A equipa vai deslocar-se a Palma na semana que se avizinha. Disse Nyusi.

De lembrar que a visita será feita numa altura em que as Forças Moçambicanas de Defesa e Segurança assumiram um total controlo sobre a Vila De Palma e nestas alturas parte dos deslocados encontram se a regressar a Vila e os mesmos vasculham pelas lojas o alimento que restou dos ataques feitos para fazer das suas.